quinta-feira, 6 de maio de 2010

Restrição a temas Lolicon pode ser imposta a mangás!


Olá fãs de anime nos  últimos meses se discute, no Japão, projetos de leis que limitariam as vendas de mangás com temas ou passagens eróticas. Esta lei regularizaria imagens de personagens fictícios com aparência de menores.

Apenas obras que não sejam hentai seriam afetadas, uma vez que esta lei se aplica ao material que é consumido por menores de idade no Japão. Enquanto isso, a Secretaria de Assuntos da Juventude e Segurança Pública de Tóquio, encarregada de determinar quais materiais seriam regularizados, divulgou uma lista com alguns exemplos de séries consumidas pelo público infanto-juvenil japonês que seriam afetados pela lei:

  • Doraemon: cena de banho de Shizuka-chan;
  • Sazae-san: cena da calcinha de Wakame-chan sendo exposta;
  • Cute Honey: cenas da transformação de Honey Kisaragi;
  • Crayon Shin-chan: cenas de Shinosuke (Shin) mostrando suas nádegas;
  • Dragon Ball: cenas da Bulma despindo-se;
  • Neon Genesis Evangelion: cenas de nudez de Rei e Asuka.
Muitos artistas do gênero, como Tetsuya Chiba, de Ashita no Joe, estão protestando pelo direito à livre expressão, fazendo parte do Japan Pen Club, organização liderada por Takashi Atōda e criada para protestar contra a lei. A votação havia sido adiada para o final de setembro, mas, segundo os jornais japoneses, ela poderia ser adiantada para junho. Se a lei vigorar, grande parte da indústria do animê será afetada. Embora obras sejam destinadas a um público mais infantil, o governo japonês não está medindo esforços para censurá-las.
mas o fato é que seria uma privação da expressão ou um falso moralismo, ou seria mesmo necessária a censura de tais imagens? Dê seu comentário 

Nenhum comentário:

Postar um comentário